Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

07/02/2020 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início, na tarde dessa quinta-feira, (6), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Recife, às atividades do 1º dia da 46ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), que foi realizada no Salão dos Órgãos Colegiados da instituição.

O CNOMP é uma entidade de Direito Privado que, entre outras funções, procura divulgar e replicar boas práticas nas ouvidorias das unidades ministeriais brasileiras. Durante as reuniões entre os ouvidores são editados enunciados e recomendações, que são compartilhadas em rede para melhor atender às demandas da sociedade. O CNOMP realiza reuniões ordinárias e extraordinárias. Nesses encontros, cada ouvidor ou ouvidora, informa as ações desenvolvidas em seu respectivo Estado, permitindo sejam replicadas pelas outras representações.

Essa é a segunda vez que o Ministério Público de Pernambuco sedia uma reunião do Conselho, que são realizadas bimestralmente e visam estar aliadas às diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Nós estamos empreendendo um esforço muito grande para fazer da Ouvidoria do MPPE o maior canal de comunicação do cidadão com nossa instituição ministerial. A Audivia, plataforma de inteligência artificial desenvolvida pelo nosso MPLabs, para a Ouvidoria, nos trouxe um crescimento imenso, principalmente quanto à celeridade conferida ao trabalho do Ministério Público em favor do cidadão que busca essa interatividade conosco, à procura de solucionar as demandas que nos apresentam”, pontuou a promotora de Justiça e ouvidora-geral do MPPE, Selma Magda Barreto.

Ainda segundo a ouvidora, a Audivia tem sido referência para as ouvidorias dos demais Estados e para o da União. “Os colegas de todo o país se interessaram pela ferramenta, que já foi apresentada no Congresso de Gestão do Ministério Público, na área das Ouvidorias. Hoje nós já estamos compartilhando esse produto para os Ministérios Públicos que nos solicitam”.

46ª Reunião do CNOMPAntes da reunião exclusiva para os membros da diretoria do CNOMP, que tratou pautas específicas da entidade, o presidente do Conselho, o procurador de Justiça e ouvidor-geral do Ministério Público do Amapá, Jayme Henrique Ferreira, fez uma visita institucional ao procurador-geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros, acompanhado pela ouvidora-geral do MPPE, pelo chefe de gabinete da PGJ, o promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira, e pelo procurador de Justiça e corregedor-geral substituto, Carlos Alberto Pereira Vitório.

“É uma honra receber os ouvidores de todos os Ministérios Públicos, aqui, em Pernambuco. Eu sempre digo que, o MPPE vem sendo o palco da realização de grandes eventos. E sediar um encontro como este é mais uma conquista. Estamos felizes, em saber que o trabalho de nossa equipe da Ouvidoria vem rendendo bons resultados, a exemplo da Audivia que vem sendo solicitado por vários colegas de outros Estados”, comemorou o procurador-geral de Justiça do MPPE.

“Realizamos essa reunião, aqui, na sede do MPPE, atendendo gentilmente ao convite que nos foi feito pela ouvidora-geral desta instituição, a promotora de Justiça Selma Barreto e entre outros assuntos tratados junto aos colegas da diretoria, entre eles a programação do CNOMP para a nova diretoria da entidade, que assumirá a partir do mês de março deste ano”, frisou o presidente do CNOMP, Jayme Henrique Ferreira.

Após a visita feita ao gabinete do procurador-geral do MPPE, os representantes do CNOMP foram conhecer as novas instalações da Ouvidoria da instituição, que passou por reformas recentes. O espaço conta com recepção, sala para reunião, além de ambiente para os servidores e estagiários do setor, e ainda, abriga o gabinete da ouvidora.

“Nós estamos refazendo nosso espaço institucional para que possamos atender ao cidadão de forma mais humanizada. Estamos trabalhando, capacitando toda nossa equipe de Ouvidoria, especialmente a comunicação não violenta, a utilização das redes sociais, além do aprimoramento do diálogo de modo interprofissional, para que possamos identificar o verdadeiro anseio daquele cidadão que procura hoje o Ministério Público, através do canal da Ouvidoria”, finalizou Selma Barreto.

“Este encontro, demonstra a importância que o Ministério Público dá à interação da sociedade com a instituição. E isso é feito, principalmente pelos canais de Ouvidoria. Ela é um canal de comunicação importante, tanto para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, como também, para que a instituição entenda os anseios da sociedade, disse o promotor de Justiça e secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza.

“É muito importante, o MPPE receber ouvidores do Ministério Público de todo o Brasil. A Ouvidoria de Pernambuco passa por um processo de transformação, um processo de evolução. Onde os processos estão se informatizando, nós temos hoje, um produto muito importante que é o Audivia, e isso tem chamado a atenção do Brasil”, pontuou o chefe de gabinete da PGJ, Paulo Augusto Oliveira. 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco